O que é a cárie?
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.
O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes. Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causar a doença cárie estão presentes na sua composição.
Meus dentes podem ser pouco resistentes à cárie?
Existem algumas doenças que podem alterar a composição dos dentes, levando à má-formação dentária. Além disso, todos os dentes são mais susceptíveis à cárie quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa. Isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie. Indivíduos com deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação. Portanto, independentemente de os dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que a limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.
Quais são os alimentos mais cariogênicos?
Há alimentos que protegem contra a cárie? Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição: os doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos. Existem alguns alimentos que escondem o açúcar na sua composição, como a mostarda e o ketchup. Todos esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, seguindo-se a escovação. A freqüência com que se come o açúcar é muito importante: quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos; se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie durante 100 minutos! O açúcar também pode estar presente em medicamentos líquidos e xaroposos, portanto, após ingeri-los, é preciso escovar os dentes. A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado. Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.
O mel ou o açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem danos aos dentes?
Esses alimentos são ricos em açúcares facilmente transformados em ácidos pelas bactérias cariogênicas. O hábito de adoçar alimentos ou lambuzar a chupeta com mel pode provocar lesões de cárie, portanto, deve ser evitado.
Como posso saber se tenho cárie?
A identificação das lesões de cárie pode ser feita através da visão direta dos dentes e do emprego do fio dental. Antes de observar a superfície dentária, há necessidade de remoção da placa bacteriana que a recobre. Portanto, você deve fazer o auto-exame após escovar seus dentes e em local bastante iluminado. Essa doença se estabelece antes de as cavidades serem vistas nos dentes. Portanto, procure alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras) e entre os dentes. Em um estágio mais avançado da doença, as manchas podem evoluir para cavidades e os sintomas já começam a aparecer: dor quando mastigamos alimentos doces ou quando bebemos algo quente ou gelado, causando desconforto e mau hálito. O fato de o fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser um sinal de lesão de cárie.
Como posso combater ou prevenir essa doença?
Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie. Dentre esses fatores, podem ser citados: evitar a ingestão de alimentos açucarados – caso não seja possível, você deve ingeri-los junto às principais refeições – e limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e pasta de dente com flúor. O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização, isto é, a saída de minerais do dente e favorece a remineralização, que é a entrada de minerais em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades. A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir. É importante visitar seu dentista regularmente para que ele possa, através do exame clínico, controlar sua saúde bucal e orientar sobre qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.
Existe vacina para a cárie?
Apesar dos estudos feitos até agora, não podemos contar com uma “vacina” que previna a cárie dentária.
terça-feira, 10 de março de 2009
Reportagem da revista VEJA sobre Clareamento Dental
Em busca do branco perdido
O Brasil aparece num novo ranking internacional como o vice-campeão em clareamento dos dentes, atrás apenas dos Estados Unidos.
Monica Weinberg
A brancura do sorriso é algo que as pessoas valorizam desde o Egito de 2000 anos antes de Cristo, quando, em nome da boa aparência, se esfregava sobre os dentes um pó que trazia na fórmula sal, pimenta e flor de íris. Isso mesmo: era desse jeito que os egípcios tentavam remover manchas dos dentes.
A aspiração a ter os dentes brancos cruzou intacta os séculos que se seguiram, mas, evidentemente, desde então a ciência avançou muito. Surgiram técnicas que, além de apagar manchas superficiais, também agem sobre os pigmentos escuros alojados na dentina, a parte mais interna do dente. De uma dezena de métodos disponíveis no Brasil, especialistas ouvidos por VEJA afirmam que três cumprem melhor com o efeito clareador. Eles pesam aqui os prós e os contras de cada um, falam sobre suas restrições e possíveis efeitos colaterais e, desse balanço, concluem que a técnica que mais reúne vantagens é o velho e bom clareamento com molde, feito em casa. Eis as avaliações:
CLAREAMENTO COM MOLDE
Quando surgiu: na década de 80 – o tratamento levava o dobro do tempo para alcançar o mesmo resultado.
Como é: os dentes são clareados por um gel feito de peróxido de hidrogênio, espécie de água oxigenada. Ele é colocado no interior de um molde tirado sob medida, no qual os dentes se encaixam – e ficam de molho na tal solução. É justamente do contato do dente com esse gel que se desencadeiam dois processos químicos simultâneos, ambos essenciais ao clareamento.
• As partículas que dão o tom escurecido aos dentes se dividem em moléculas menores e combinam com as do oxigênio contido no gel. Desse modo, elas são arrastadas para a superfície, de onde desaparecem
• Os pigmentos escuros que ainda restam nos dentes são tingidos pelo gel, que tem efeito clareador Quanto tempo dura o tratamento: trinta sessões de quatro horas cada uma, em que a pessoa fica com o molde fixado aos dentes. O uso é caseiro, com a devida orientação do dentista Efeito esperado: dentes mais brancos
Preço: cerca de 500 reais.
Ponto a favor: relação custo-benefício
Ponto contra: nenhum outro tratamento para clarear os dentes consome tantas horas.
CLAREAMENTO A LASER
Quando surgiu: nos anos 90
Como é: o gel é semelhante ao utilizado no tratamento com o molde, também feito à base de peróxido de hidrogênio, com a diferença de que, nesse caso, a solução é espalhada diretamente sobre os dentes. O objetivo do laser é incidir sobre o gel e acelerar sua absorção – o que de fato acontece
Quanto tempo dura o tratamento: duas consultas de uma hora cada uma
Efeito esperado: dentes mais brancos
Preço: Cerca de 1000 reais
Ponto a favor: faz em duas sessões o que o tratamento com molde produz em trinta
Ponto contra: o preço
FACETA
Quando surgiu: na década de 20, concebida pelo dentista americano Charles Pincus, que atendia com sua criação a uma demanda dos atores de Hollywood. A faceta era então grudada aos dentes das celebridades com uma cola provisória, que durava o tempo de uma filmagem
Como é: ao contrário dos outros dois métodos clareadores, esse não tem como princípio o tingimento, mas funciona como uma espécie de "maquiagem". São peças brancas de cerâmica ou resina que ficam grudadas sobre a parte da frente dos dentes. Antes de tudo, porém, é preciso raspar cerca de um milímetro da superfície dos dentes – algo descrito pelos pacientes como rápido e indolor –, para que eles mantenham a espessura original com a nova cobertura.
Quanto tempo dura o tratamento: quatro horas de consultório para colocar facetas nos doze dentes da frente
Efeito esperado: a maioria das facetas jamais precisa ser trocada
Preço: Cerca de 800 reais – por dente
Ponto a favor: as facetas ajudam a disfarçar imperfeições, como dentes separados ou ligeiramente desalinhados
Ponto contra: é de longe o mais caro de todos os métodos avaliados
Conclusão dos especialistas
Das três técnicas, o clareamento com molde oferece ainda a melhor relação custo-benefício.
Fonte: Revista Veja
O Brasil aparece num novo ranking internacional como o vice-campeão em clareamento dos dentes, atrás apenas dos Estados Unidos.
Monica Weinberg
A brancura do sorriso é algo que as pessoas valorizam desde o Egito de 2000 anos antes de Cristo, quando, em nome da boa aparência, se esfregava sobre os dentes um pó que trazia na fórmula sal, pimenta e flor de íris. Isso mesmo: era desse jeito que os egípcios tentavam remover manchas dos dentes.
A aspiração a ter os dentes brancos cruzou intacta os séculos que se seguiram, mas, evidentemente, desde então a ciência avançou muito. Surgiram técnicas que, além de apagar manchas superficiais, também agem sobre os pigmentos escuros alojados na dentina, a parte mais interna do dente. De uma dezena de métodos disponíveis no Brasil, especialistas ouvidos por VEJA afirmam que três cumprem melhor com o efeito clareador. Eles pesam aqui os prós e os contras de cada um, falam sobre suas restrições e possíveis efeitos colaterais e, desse balanço, concluem que a técnica que mais reúne vantagens é o velho e bom clareamento com molde, feito em casa. Eis as avaliações:
CLAREAMENTO COM MOLDE
Quando surgiu: na década de 80 – o tratamento levava o dobro do tempo para alcançar o mesmo resultado.
Como é: os dentes são clareados por um gel feito de peróxido de hidrogênio, espécie de água oxigenada. Ele é colocado no interior de um molde tirado sob medida, no qual os dentes se encaixam – e ficam de molho na tal solução. É justamente do contato do dente com esse gel que se desencadeiam dois processos químicos simultâneos, ambos essenciais ao clareamento.
• As partículas que dão o tom escurecido aos dentes se dividem em moléculas menores e combinam com as do oxigênio contido no gel. Desse modo, elas são arrastadas para a superfície, de onde desaparecem
• Os pigmentos escuros que ainda restam nos dentes são tingidos pelo gel, que tem efeito clareador Quanto tempo dura o tratamento: trinta sessões de quatro horas cada uma, em que a pessoa fica com o molde fixado aos dentes. O uso é caseiro, com a devida orientação do dentista Efeito esperado: dentes mais brancos
Preço: cerca de 500 reais.
Ponto a favor: relação custo-benefício
Ponto contra: nenhum outro tratamento para clarear os dentes consome tantas horas.
CLAREAMENTO A LASER
Quando surgiu: nos anos 90
Como é: o gel é semelhante ao utilizado no tratamento com o molde, também feito à base de peróxido de hidrogênio, com a diferença de que, nesse caso, a solução é espalhada diretamente sobre os dentes. O objetivo do laser é incidir sobre o gel e acelerar sua absorção – o que de fato acontece
Quanto tempo dura o tratamento: duas consultas de uma hora cada uma
Efeito esperado: dentes mais brancos
Preço: Cerca de 1000 reais
Ponto a favor: faz em duas sessões o que o tratamento com molde produz em trinta
Ponto contra: o preço
FACETA
Quando surgiu: na década de 20, concebida pelo dentista americano Charles Pincus, que atendia com sua criação a uma demanda dos atores de Hollywood. A faceta era então grudada aos dentes das celebridades com uma cola provisória, que durava o tempo de uma filmagem
Como é: ao contrário dos outros dois métodos clareadores, esse não tem como princípio o tingimento, mas funciona como uma espécie de "maquiagem". São peças brancas de cerâmica ou resina que ficam grudadas sobre a parte da frente dos dentes. Antes de tudo, porém, é preciso raspar cerca de um milímetro da superfície dos dentes – algo descrito pelos pacientes como rápido e indolor –, para que eles mantenham a espessura original com a nova cobertura.
Quanto tempo dura o tratamento: quatro horas de consultório para colocar facetas nos doze dentes da frente
Efeito esperado: a maioria das facetas jamais precisa ser trocada
Preço: Cerca de 800 reais – por dente
Ponto a favor: as facetas ajudam a disfarçar imperfeições, como dentes separados ou ligeiramente desalinhados
Ponto contra: é de longe o mais caro de todos os métodos avaliados
Conclusão dos especialistas
Das três técnicas, o clareamento com molde oferece ainda a melhor relação custo-benefício.
Fonte: Revista Veja
Assinar:
Comentários (Atom)

